Currículo e cartas de apresentação

Escrevendo sua carta de apresentação para estágio

A carta de apresentação é um dos elementos mais solicitados em seleções de estágio. Seja ele opcional ou obrigatória, é um complemento importante ao currículo do candidato. Entre suas principais vantagens para o empregador estão a possibilidade de conhecer melhor o candidato e ter uma amostra da sua capacidade de comunicação, experiências anteriores e pretensões profissionais. Para o candidato, trata-se de uma grande oportunidade para valorizar suas competências e destacar aspectos que complementam sua formação e sua experiência profissional.

No entanto, a finalidade e o formato da carta de apresentação costumam gerar dúvidas, e muitos candidatos acabam não a explorando de maneira adequada. Com isso, perdem uma grande oportunidade para se destacar frente aos concorrentes e ser selecionado para o estágio desejado.

Neste artigo, daremos dicas valiosas sobre como fazer uma carta de apresentação para estágio, incluindo exemplos e recomendações para escrever um texto incrível.

O que não pode faltar em sua carta de apresentação

Sua carta de apresentação deve destacar habilidades e experiências relevantes para a vaga pretendida, de forma a convencer o empregador de que você tem competências adequadas ao papel que vai desempenhar caso seja contratado. Ao mesmo tempo, deve dialogar com o currículo que você certamente enviará junto com a carta. Isso torna a candidatura mais consistente e motiva o empregador a consultar seu currículo mais de uma vez.

Uma carta bem escrita deve se guiar por dois princípios básicos: relevância nas informações apresentadas e objetividade em sua exposição.

Indique de forma clara a vaga pretendida

Aponte a função exata para a qual está se candidatando já no início da carta. Assim, você reforçará o interesse pela vaga pretendida e fará com que o contratante relacione de forma mais objetiva as informações com a posição que você pretende ocupar. Não esqueça de escrever o restante da carta tendo em vista apenas o que considera relevante para a vaga. Com isso, o contratante considerará que seu texto não é genérico e que foi utilizado em mais de um processo seletivo, mas sim uma carta escrita especificamente para a posição em questão, o que demonstra interesse e consideração.

Inclua outras experiências relevantes

Quando se trata de seleções de estágio, o empregador está ciente de que a maioria dos candidatos não tem uma longa experiência profissional anterior. Por isso, a carta de apresentação muitas vezes é ainda mais importante nesse tipo de processo. Caso você tenha pouca ou nenhuma experiência profissional, pode aproveitar e utilizar a carta para valorizar sua formação em cursos relevantes para a posição pretendida ou para o setor em que ela se encontra. Também pode destacar treinamentos que fez e sua participação em projetos extracurriculares e em empresas júnior, por exemplo.

Destaque suas habilidades

Ao solicitar uma carta de apresentação em um processo de seleção de estágio, o contratante não está interessado apenas em saber mais sobre sua formação e experiência profissional específica para a vaga pretendida. Muitas habilidades e conhecimentos são necessários para mais de uma função ou setor.

Por exemplo: você pode ter trabalhado em uma área não relacionada à vaga pretendida, mas na qual desenvolveu características como relacionamento pessoal, liderança ou criatividade em resolução de problemas. É possível também que você tenha adquirido habilidades como essas em atividades extracurriculares, projetos de pesquisa e trabalhos voluntários. Destaque todo esse aprendizado em sua carta e não se esqueça de utilizar bons argumentos.

Dê atenção ao que a vaga pede

Ao escrever sua carta de apresentação, pense nela como uma resposta à descrição da vaga pretendida. Isso não te impede de mencionar outras experiências e habilidades que possam ser pertinentes ao estágio, mas deve ser um norte para a definição dos principais tópicos. Procure destacar experiências e qualificações que atendam aos requisitos da vaga, inclusive com uma linguagem próxima à utilizada na descrição do estágio.

Use em seu texto as mesmas palavras-chave utilizadas pelo empregador. Muitas vezes em uma seleção com muitas candidaturas, o recrutador filtra automaticamente aquelas que possuírem ou não palavras-chave importantes para a vaga.

Se você não tem uma habilidade específica mencionada na descrição da vaga, mas possui outra parecida, também pode indicá-la em sua carta. Você pode por exemplo apontar o conhecimento em um software diferente daquele que foi indicado na descrição da vaga, mas que possui recursos iguais ou similares.

Demonstre interesse por aprender

Lembre-se que o interesse do empregador ao contratar um estagiário não está apenas em contar com sua força de trabalho, mas também em desenvolvê-lo. Por isso, ao escrever sua carta de apresentação, não pense apenas no que que você pode oferecer à empresa, mas também naquilo que pensa que a empresa pode lhe oferecer em termos de desenvolvimento profissional. Ao fazer isso, seja objetivo: mencione interesses específicos e relacionados à vaga, em vez de apenas tecer elogios genéricos à empresa.

Candidate-se facilmente com um Currículo Indeed

Cuidados básicos ao escrever sua carta de apresentação

Evite informações desnecessárias

Você não precisa contar toda a sua vida para o empregador. Evite listar todas as suas experiências profissionais e todos os cursos que fez se nem todos forem relevantes para a vaga que busca. Ao mesmo tempo, se você teve mais de uma experiência em funções parecidas, não será necessário contar a mesma história duas vezes. Destaque apenas o que você fez ou aprendeu a mais em cada caso.

Lembre-se que o recrutador lerá mais cartas além da sua, talvez muitas delas. Descrições desnecessárias podem tornar sua carta cansativa e desinteressante, além de tirar o foco das informações mais importantes.

Atenção ao uso adequado da língua portuguesa

Ao escrever sua carta de apresentação, tenha cuidado especial com o uso correto da língua. Erros graves de ortografia, concordância ou pontuação podem colocar a perder uma candidatura promissora. Frases confusas ou mal elaboradas, também. Procure sempre fazer mais de uma revisão da carta, além de consultar sites e livros confiáveis. Outra dica interessante é sempre pedir que amigos e familiares leiam seu texto e digam o que acharam.

Modelo básico de carta de apresentação para estágio

Este é um modelo genérico que pode ser usado como base para você escrever sua própria carta. Você pode adaptá-lo à área e ao cargo para o qual pretende se candidatar.

Prezado Sr. João Silva,

Envio meu currículo para me candidatar ao cargo de Estagiário em Administração na empresa ABC. Acredito que a minha formação, experiência profissional e habilidades pessoais atendem aos requisitos da vaga. Dessa forma, creio que eu possa ser uma escolha adequada para essa função.

Desde que iniciei o curso de Administração na Universidade da Cidade, fiz diversos cursos complementares à minha formação, incluindo o curso de Gestão de Projetos, pela Escola Superior de Empresas, e uma especialização em Recursos Humanos pela Faculdade Integrada do Sul. Assim, desenvolvi aptidões que considero relevantes para a posição de estagiário na ABC, como gerenciamento de tarefas, liderança em equipe e treinamento de pessoal.

Além disso, no semestre passado servi como voluntário à organização sem fins lucrativos Caridade sem Fronteiras, uma entidade que promove ações de coleta e distribuição de doações de itens como roupas, móveis e utensílios domésticos para famílias carentes. Como voluntário, meu papel foi gerir as rotinas de coleta e distribuição das doações, bem como o controle do nosso depósito. Com isso, aprendi não apenas fundamentos importantes à gestão de equipes e de estoques, mas também desenvolvi habilidades como relacionamento interpessoal e liderança.

Acredito que eu possa ser um complemento importante à sua equipe. Ao participar do programa de estágio da ABC, eu poderia aprender como aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo de minha formação às necessidades de uma empresa relevante na área de gestão e, ao mesmo tempo, teria a oportunidade de desenvolver habilidades pessoais importantes para a minha trajetória profissional.

Fico à disposição.

Cordialmente,

Erica Garcia

Como enviar sua carta de apresentação

Atualmente, são raras as situações em que você terá de entregar sua carta de apresentação para estágio de forma impressa. Na maioria das vezes ela será enviada em formato digital, frequentemente junto com seu currículo e outros documentos específicos. Esse envio pode ser feito por e-mail, aplicativos ou páginas de candidatura na internet.

Caso a carta de apresentação tenha de ser enviada por e-mail, ela poderá ser anexada ou compor o próprio corpo da mensagem. Se estiver em anexo, evite nomear o documento de forma genérica. Procure utilizar o seu nome, pois isso tornará sua carta mais facilmente identificável pelo empregador.

Se preferir enviar a carta no corpo do e-mail ou caso haja uma indicação de que se deva proceder dessa forma, certifique-se de que o nome da pessoa para quem ela é dirigida está de acordo com o destinatário do e-mail.

Não esqueça!

Uma carta de apresentação permite a você estruturar suas melhores qualidades, habilidades e experiências em um formato diferente daquele que caracteriza um currículo padrão. Quando a candidatura é para um estágio, seja ele opcional ou obrigatório para uma formação específica, a carta de apresentação adquire importância ainda maior, podendo ser o elemento diferenciador entre currículos que são muito parecidos. Use nossas dicas e boa sorte!