Desenvolvimento de carreira

Dicas para dividir um ambiente de trabalho em casa com outras pessoas

Candidate-se facilmente com um Currículo Indeed

Como a COVID-19 continua afetando o país, muitas pessoas precisam compartilhar um lugar pequeno para trabalhar, morar e se socializar com colegas de quarto, parceiros e crianças. Assim, pode ser preciso encontrar maneiras de enfrentar esse desafio em conjunto. É provável que as pessoas na sua casa tenham prioridades e necessidades diferentes durante esse período. Veja várias dicas para dividir o espaço com outros moradores, mantendo a produtividade e um relacionamento saudável.

Candidate-se facilmente com um Currículo Indeed

Dicas para compartilhar um ambiente de trabalho em casa durante o distanciamento social

Siga estes passos para dividir um local de trabalho em casa com outras pessoas:

1. Reserve um tempo para conversar sobre suas necessidades

É provável que você e as pessoas na sua casa tenham prioridades e necessidades diferentes nesta situação. Tudo exige planejamento e um ambiente específico, inclusive trabalho remoto, estudo on-line, desenvolvimento pessoal e profissional, desemprego inesperado e cuidados pessoais. Para manter a produtividade e atingir suas metas, além de evitar desentendimentos, encontre o momento ideal para conversar com os outros moradores sobre suas necessidades e como você pode ajudá-los.

Pergunte a eles quando seria um bom momento para conversar sobre esse espaço compartilhado em função do coronavírus. Mesmo que estejam confinados em casa com você, eles podem não estar emocionalmente prontos ou disponíveis para conversar sobre a situação de imediato. A comunicação muda dependendo do contexto e da casa. Em alguns lugares, as pessoas se sentem confortáveis para conversar durante o jantar, enquanto outras preferem um bate-papo em grupo. Escolha a opção que for mais útil para todos.

Quando se reunir com as pessoas, procure falar de maneira respeitosa e específica sobre aquilo de que você precisa para manter a produtividade em casa. Não se esqueça de perguntar como você pode ajudá-las e fazer o máximo para atender aos pedidos delas. Talvez seja preciso encontrar um meio-termo e negociar enquanto todos se adaptam a essa nova rotina.

Se você tiver reuniões on-line pela manhã, por exemplo, poderá pedir que os moradores da casa respeitem um “horário de silêncio” das 09:00 às 11:00. Depois, você pode usar fones de ouvido com cancelamento de ruído no restante do dia de trabalho para que eles tenham liberdade de ouvir música e conversar. O diálogo fica mais fácil quando você se concentra em suas necessidades, e não no comportamento das pessoas.

2. Compartilhe recursos e ambientes de trabalho se possível

Talvez o número de ambientes não seja suficiente para que todas as pessoas da casa trabalhem ao mesmo tempo. Converse com os moradores para saber qual é o espaço preferido deles. Se algumas áreas forem mais disputadas, como em frente a uma janela grande ou na poltrona mais confortável, tente marcar horários que sejam justos e equivalentes para todos. Você pode ajustar os horários para alternar o uso do espaço de trabalho adequado.

Também é possível que os moradores não tenham tudo aquilo de que precisam para trabalhar com conforto em casa. Se houver a possibilidade, compartilhe itens para facilitar o trabalho em casa e deixar essa experiência compartilhada mais agradável. Siga as orientações de higiene do CDC e faça a higienização de tudo o que emprestar, antes e depois do uso.

Itens comuns para melhorar os espaços de trabalho compartilhados em casa:

  • Teclado ou mouse adicional
  • Fones de ouvido com cancelamento de ruído
  • Monitores adicionais ou sem uso
  • Itens de ergonomia, como almofadas, suportes para notebooks ou caixas que possam ser usadas como descanso para pés
  • Cabos de carregamento e de extensão

3. Planeje e comunique seu horário de trabalho para manter o foco

Converse com antecedência com os moradores sobre seu horário de trabalho. Para manter o foco e minimizar as distrações, estabeleça limites com as pessoas que moram com você, informando sua indisponibilidade durante esse horário. Você também pode colar sua agenda de trabalho na parte de fora da porta ou adicioná-la ao calendário da casa, se for o caso.

Um horário de trabalho estabelecido também ajuda a aumentar a produtividade, criando um espaço para trabalhar com foco. Embora o trabalho remoto tenha seus benefícios, pode ser um desafio trabalhar e morar no mesmo espaço. Projetos pessoais e tarefas da casa podem ser distrações tentadoras quando há essa linha tão tênue entre a vida profissional e pessoal em casa. Para manter o foco, reserve blocos de tempo e se concentre em projetos específicos. Lembre-se de fazer pausas frequentes para incluir outras atividades, como se alongar ou ouvir um podcast curto. Assim, você reduz o desgaste e aumenta a produtividade.

4. Use a criatividade para manter uma distância artificial

Pode ser difícil compartilhar um espaço de trabalho com outras pessoas na casa, não importa qual seja a situação. Todos podem morar, trabalhar e se socializar de maneira pacífica no local quando há uma distância artificial entre você e as pessoas. Essa separação aumenta o bem-estar e melhora os relacionamentos, mesmo que essas pessoas sejam seu cônjuge, familiares ou colegas de quarto.

Há muitas maneiras de dar mais espaço emocional, físico ou mental para você e os outros, até mesmo em uma casa fechada. Veja algumas ideias para manter uma distância artificial entre os moradores da casa nesta época:

  • Defina períodos de “não perturbe”. Peça que as pessoas respeitem seu tempo pessoal para recarregar as energias. Passe algumas horas fazendo algo de que gosta, como ler um livro, se exercitar ou assistir a um filme. Crie um sinal para indicar que você precisa do seu espaço pessoal.
  • Tente ficar de costas para os outros e usar fones de ouvido durante o trabalho para ter a impressão de que não há mais ninguém no ambiente.
  • Converse com as pessoas e agende horários de socialização e de tempo pessoal. Depois de estabelecer os momentos de se reunir com elas, como sessões de filme à noite ou pausas para o café, pode ser mais fácil se concentrar em projetos profissionais e pessoais fora desse horário.
  • Peça mais espaço e tempo de maneira respeitosa para os outros moradores e esteja aberto à possibilidade de eles precisarem de espaço também.

5. Tenha paciência com você e as pessoas da casa

É preciso ter paciência e empatia com você e os outros moradores nesta época. As pessoas lidam com incertezas de maneiras diferentes. Comunicação e empenho são necessários para criar um espaço compartilhado para trabalhar, morar e se socializar com respeito. Assim, é possível apoiar as pessoas ao redor e manter todas elas produtivas e saudáveis.

Candidate-se facilmente com um Currículo Indeed

Artigos relacionados

Ver mais 
Tudo o que você precisa saber sobre trabalho remoto preview image

Trabalhar remotamente pode ser uma transição desafiadora. Aqui estão algumas dicas para permanecer saudável e produtivo enquanto trabalha em casa.

Como praticar a gratidão enquanto trabalha de modo remoto preview image

Aprenda várias maneiras de praticar gratidão enquanto trabalha remotamente durante a crise do COVID-19.

PESQUISA: As 7 preocupações que as pessoas têm em relação ao impacto da COVID-19 preview image

Em uma pesquisa do Indeed com mais de 1.000 pessoas, as pessoas sentiram que o coronavírus era uma ameaça real que poderia ter um impacto negativo em seus empregos.