Desenvolvimento de carreira

Como praticar a gratidão enquanto trabalha de modo remoto

Com milhões de pessoas vivenciando os efeitos do distanciamento social devido às medidas de segurança contra a COVID-19, o sentimento de isolamento gerado pelo trabalho remoto pode ficar cada vez mais presente. Durante períodos de maior estresse como esse, é interessante lembrar pelo que somos gratos. Praticar a gratidão pode ajudar você e sua equipe a se manter motivados e a se sentir mais felizes enquanto trabalham.

Neste artigo, apresentamos algumas atitudes que você pode adotar para praticar a gratidão em momentos de incerteza.

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Exercícios simples de gratidão

Tente seguir estas dicas para expressar sua gratidão e manter uma atitude positiva:

  • Reflita sobre desafios passados
  • Conecte-se com os colegas
  • Tenha um diário de gratidão
  • Entre em contato com amigos e entes queridos
  • Seja realista
  • Pratique meditação guiada
  • Elogie um colega de trabalho pelo menos uma vez por dia
  • Seja consistente
  • Compartilhe suas ideias

1. Reflita sobre desafios passados

Para encontrar pontos de gratidão na situação atual, lembre-se de como você superou os desafios passados e reflita sobre o progresso feito. É importante lembrar que o pensamento positivo é poderoso e que só você tem o poder de mudar seus pensamentos. Anote seus desafios passados, como você se sentiu durante os períodos de incerteza e o que fez para resolver isso tudo. Como seu aprendizado com esses desafios passados pode se aplicar à sua situação atual? Embora as coisas possam parecer incertas agora, as circunstâncias mudarão com o tempo.

2. Conecte-se com os colegas

Pare um pouco para reconhecer seus colegas de trabalho pelos esforços deles. Você pode fazer isso de um modo simples, enviando uma mensagem de agradecimento em programas de mensagens instantâneas ou escrevendo um e-mail rápido, e algumas empresas contam até com sistemas para fazer elogios publicamente. Ao agradecer a um colega ou elogiá-lo por seus esforços, use um exemplo específico pelo qual você se sentiu grato e que possa ajudá-lo a se manter motivado. Fazer comentários positivos regularmente também faz com que você mantenha um relacionamento com os membros da equipe, promovendo um senso de comunidade on-line.

Leia mais: Tudo o que você precisa saber sobre trabalho remoto

3. Tenha um diário de gratidão

Ao passar por circunstâncias desafiadoras, pode ser fácil ignorar atos aleatórios de bondade, e ter um diário de gratidão é uma das melhores maneiras de reconhecer esses pequenos momentos. Isso também pode ajudar a mudar o foco de seus pensamentos de negativo para positivo. Ao incluir novos itens, tente experimentar novos exercícios projetados para fazer você pensar sobre momentos de gratidão. Por exemplo, inicie o processo de anotação com três coisas, grandes ou pequenas, que você gosta de ter na sua vida, como ter um gerente atencioso ou poder se distanciar socialmente enquanto trabalha.

4. Entre em contato com amigos e entes queridos

Quando estiver trabalhando, é aconselhável fazer pequenos intervalos de cinco a dez minutos a cada hora, com intervalos maiores de pelo menos 30 minutos a cada duas a quatro horas. Durante esses intervalos, tente entrar em contato com amigos e familiares para expressar gratidão. Desse modo, além de estar usando esse tempo para recarregar as energias, você também recebe apoio ao se conectar com outras pessoas. Conectar-se com seus entes queridos pode ajudar você a encontrar mais maneiras de expressar sua gratidão aos colegas de trabalho.

5. Seja realista

Praticar a gratidão é um tipo de meta que exige um esforço maior, além de mudanças de comportamento. Com isso em mente, tome medidas para ajudá-lo a ser bem sucedido e a superar os possíveis desafios. Separe os materiais necessários para inserir itens no seu diário de gratidão e agende alguns lembretes no seu celular para ter momentos de autocuidado.

6. Pratique meditação guiada

A meditação guiada pode ajudar você a identificar e expressar sua gratidão mais facilmente. Durante seus intervalos, tente fazer exercícios de meditação guiada, que são elaborados para ajudar você a se concentrar no que é mais importante. Até mesmo cinco minutos de meditação já podem ajudar você a apreciar mais a vida e diminuir o estresse.

7. Elogie um colega de trabalho pelo menos uma vez por dia

Uma vez por dia, encontre pelo menos um membro da equipe a quem você possa agradecer ou elogiar para manter o hábito de demonstrar gratidão. Você pode enviar um e-mail ou uma mensagem de grupo que inclua toda a equipe para iniciar uma conversa positiva. Você também pode agradecer pessoalmente a um colega de trabalho por meio de um chat particular. Expressar sua gratidão aos colegas de trabalho pelo menos uma vez por dia ajuda a manter a comunicação e a gerar uma colaboração melhor em um ambiente remoto.

8. Seja consistente

Independentemente de como você decida praticar a gratidão, tente ser consistente. Manter uma rotina durante desafios inesperados pode ajudar você a manter a calma e a controlar suas emoções. Programe seu dia de modo a integrar os novos hábitos de gratidão. Você pode adquirir o hábito de praticar meditação guiada antes de começar a trabalhar e ao encerrar o turno para se sentir mais calmo ou fazer um intervalo todos os dias para incluir itens no seu diário de gratidão. Essas práticas podem ajudar mesmo após o surto de COVID-19.

9. Compartilhe suas ideias

Se encontrar práticas para expressar gratidão que funcionem bem para você, compartilhe-as com sua equipe. Você pode enviar um link para um colega e descrever os resultados obtidos. Se você optar por isso, também pode informar as etapas específicas que você segue, assim como a frequência, para que seus colegas saibam o que esperar se testarem essa prática. Ao compartilhar suas ideias, há uma probabilidade maior de os membros da equipe também compartilharem o que funciona para eles, gerando uma conversa aberta.