Encontrando um emprego

COVID-19 e seu emprego: dicas e ações que podem ajudar

Candidate-se facilmente com um Currículo Indeed

O COVID-19 continua dominando as notícias e levanta questões importantes sobre o sistema de saúde e a prevenção. Recentemente, a disseminação do vírus causou o cancelamento de vários eventos e conferências, e muitas empresas pediram que funcionários trabalhassem em casa.

Neste artigo, descrevemos etapas práticas para você se preparar e ter sucesso nessa época imprevisível e desafiadora.

Candidate-se facilmente com um Currículo Indeed

Manter a produtividade durante o COVID-19

Dependendo da sua situação, há algumas atitudes para manter a proatividade, se apoiar e oferecer suporte a pessoas importantes para você, além de continuar se sentindo satisfeito no trabalho. Veja algumas dicas para cada ocasião:

Se você estiver buscando um emprego:

A busca de um novo emprego pode ser um momento confuso e desafiador. Não importa se você já estiver trabalhando ou não. Como você e as empresas às quais se candidata estão tentando tomar as melhores medidas para garantir a saúde e a produtividade, talvez exista um nível extra de complexidade ao tentar conseguir um trabalho. Por isso, se estiver buscando um novo emprego:

  • Continue se candidatando a vagas. Se não estiver recebendo respostas das empresas, mantenha o ritmo inicial e continue se candidatando a vagas que correspondam às suas competências, experiência e qualificações. Talvez as empresas estejam levando mais tempo para responder às perguntas que podem afetar a conversa com você, como a necessidade de trabalho remoto. Defina uma meta diária de inscrições e ganhe recompensas simples e significativas quando atingir essa meta, como ler seu livro favorito ou conversar com um amigo.
  • Faça reavaliações com frequência. Em torno de uma vez por semana, para otimizar sua busca, reavalie a carta de apresentação, o currículo e até mesmo as vagas às quais você se candidata. Faça algumas perguntas: as vagas às quais me candidato são boas opções com base em minhas competências, formação e nível de experiência? Meu currículo é interessante para as empresas, de acordo com os anúncios de vaga de emprego? Minha carta de apresentação inclui informações mais detalhadas sobre minhas experiências e qualidades mais relevantes para cada vaga?
  • Adapte seu currículo e a carta de apresentação. Se ainda não fez isso, lembre-se de atualizar seu currículo e carta de apresentação para cada inscrição. Avalie o anúncio de vaga de emprego e aplique as palavras-chave relevantes. Inclua as competências, as qualidades e os requisitos indicados no anúncio de vaga de emprego que correspondem ao que você pode oferecer.
  • Complemente sua renda. Se necessário, você pode buscar um trabalho de meio período, remoto ou autônomo até receber uma proposta de emprego. Assim, você poderá praticar suas competências e receber uma renda extra. Confira nossa lista de trabalhos on-line que você pode fazer em casa.

Se você precisar encontrar um trabalho autônomo em pouco tempo:

Um trabalho autônomo é um ótimo jeito de ganhar mais experiência e ter uma renda. Veja as seguintes etapas para encontrar vagas em pouco tempo:

  • Pesquise. Converse com sua rede de contatos e busque oportunidades de trabalho autônomo on-line. Você também pode buscar no Indeed vagas em sua área com palavras-chave relacionadas à sua experiência, como “gerente de marketing”, “motorista”, ou “analista financeiro”. Encontre as melhores opções usando os filtros de salário, nível de experiência ou tipo de vaga.
  • Considere a possibilidade de usar aplicativos para trabalho autônomo. Há muitas opções de aplicativos on-line que permitem que você se cadastre em minutos e comece a trabalhar de acordo com a sua necessidade. Por exemplo, aplicativos de carona, entrega de comida ou compras, trabalhos rápidos e tradutor, entre outros.
  • Complemente com trabalho remoto. Se tiver dificuldade para encontrar trabalhos autônomos, considere buscar trabalhos remotos ou on-line. Há muitas opções disponíveis para pessoas com pouca ou nenhuma experiência, como registro de dados ou transcrição de arquivos de áudio para documentos escritos.

Se sua empresa pediu que você trabalhe em casa:

Trabalhar em casa pode ser uma transição desafiadora para algumas pessoas. Veja algumas dicas para aproveitar ao máximo o trabalho remoto:

  • Pense naquilo de que você precisará. Pergunte para sua empresa se ela fornecerá algum software específico ou equipamentos de escritório. Faça uma lista dos itens que possam ser necessários, como cabos, monitores ou notebooks. Reserve um espaço separado para trabalhar e defina limites para evitar o trabalho em excesso, como uma regra de desligar o computador em um horário específico todos os dias.
  • Encontre um local silencioso. Se você nunca trabalhou em casa antes, saiba que a parte mais importante é ter um local silencioso, sem distrações. Encontre um lugar menos barulho, televisão e outros ruídos, além de pedir que as pessoas com quem você mora respeitem esse espaço e seu horário de trabalho.
  • Seja paciente. Pode ser difícil fazer a transição para um ambiente de trabalho em casa, sem contato social. Aprender a equilibrar sua vida profissional e pessoal em casa pode ser um desafio. Por isso, estabeleça um horário fixo de trabalho. Além disso, saiba que talvez você sinta solidão, mesmo que participe de reuniões virtuais. Portanto, se planeje para sair e socializar de um jeito seguro e saudável.

Candidate-se facilmente com um Currículo Indeed

Dicas para manter a positividade

Qualquer que seja sua situação de trabalho, veja algumas atitudes básicas para manter a saúde e a produtividade durante o COVID-19:
1. Lembre-se do que é mais importante. Uma mudança repentina em seu trabalho, mesmo que seja pequena, pode parecer algo alarmante e confuso. Seja paciente consigo e com as pessoas ao redor durante a fase de adaptação e lembre-se de que é totalmente aceitável priorizar sua saúde e a das pessoas importantes para você.
2. Procure ser paciente. Este pode ser um momento estressante e, embora o sentimento de frustração seja natural, procure tomar atitudes relacionadas ao seu trabalho para se sentir bem. Apesar de todas as perguntas sem resposta, descobrir quais são as melhores medidas a tomar em sua situação específica é a parte mais importante. Tenha paciência consigo, com sua empresa e com as pessoas ao redor enquanto todos nós tentamos descobrir o melhor a se fazer.
3. Cuide da sua saúde. Reduzir o estresse é uma das partes mais importantes para manter a saúde. Reserve o tempo necessário para se concentrar em seu estado mental e físico, tomando atitudes simples, como caminhar, beber água e dormir o suficiente. Assim, você conseguirá se concentrar no trabalho ou se preparar para ter sucesso quando encontrar um novo emprego.

Candidate-se facilmente com um Currículo Indeed

Artigos relacionados

Ver mais 
Como usar o Indeed na busca de emprego durante a COVID-19 preview image

Use a busca de emprego do Indeed para encontrar vagas relevantes e disponíveis.