Encontrando um emprego

Como usar o Indeed na busca de emprego durante a COVID-19

Candidate-se facilmente com um Currículo Indeed

Neste momento, talvez seu trabalho tenha sido afetado pela COVID-19. Nossa missão no Indeed é ajudar a empregar pessoas. Atualizamos as vagas com frequência e trabalhamos com empresas do mundo inteiro. Se você estiver buscando vagas, deve estar imaginando quais são as melhores maneiras de encontrar as opções certas na situação econômica atual. Neste artigo, saiba como você pode usar o Indeed para responder a essas perguntas, achar vagas e encontrar um emprego.

Candidate-se facilmente com um Currículo Indeed

Como achar vagas com a busca de emprego do Indeed

A perda de emprego é uma das cinco situações mais estressantes que podem acontecer na vida de uma pessoa. Como é preciso tomar as medidas certas para proteger a sua saúde e a de seus entes queridos, este pode ser um momento difícil e confuso para buscar um emprego. Apesar disso, você pode seguir estes passos simples para se preparar para achar vagas e conseguir um emprego:

1. Faça uma autoavaliação

Se você tiver perdido seu emprego, o primeiro passo é dar entrada no seguro-desemprego assim que possível. Se seu último emprego tiver sido em um setor afetado pela COVID-19, como turismo ou hospitalidade, talvez seja preciso ampliar sua busca e considerar outras vagas e setores para encontrar um emprego mais rápido. Pense se a experiência e as competências obtidas nesse trabalho poderiam ser aplicadas em funções semelhantes. Por exemplo, comissários de bordo devem:

  • conseguir se adaptar com facilidade
  • permanecer calmos e preparados para situações de emergência
  • ter excelentes habilidades de comunicação
  • ter excelentes competências de atendimento ao cliente

Essas competências podem ser adequadas para vagas de atendimento ao cliente, vendas ou serviços de saúde. Pense em quais outras vagas poderiam exigir as competências que você desenvolveu em sua carreira até o momento.

2. Pesquise as carreiras disponíveis

Depois de identificar as competências, qualidades e experiências que poderiam ser aplicadas, reserve um tempo para buscar as vagas disponíveis no Indeed mais adequadas para você. No campo "o quê", tente usar palavras-chave relacionadas às suas competências técnicas ou pessoais, como "atendimento ao cliente" ou "redes sociais". No campo "onde", você pode digitar o local onde deseja buscar as vagas ou usar palavras como "remoto" ou "trabalho em casa".
Leve em consideração também as oportunidades de emprego que surgem por conta do impacto da COVID-19 na maneira como as empresas atuam em todo o país. Muitas cidades, por exemplo, precisam de funcionários "essenciais", como aqueles que trabalham em mercados, profissionais de saúde, entregadores de comida e compras, entre outros.

Se você achar útil, poderá criar uma conta gratuita no Indeed para salvar vagas e acompanhar o status da sua inscrição. Baixe o aplicativo do Indeed e a extensão Indeed for Chrome para salvar e acompanhar as vagas e se candidatar com ainda mais facilidade.

3. Restrinja sua busca

Assim que tiver uma boa ideia das opções disponíveis que são adequadas para a sua experiência, pesquise títulos de vagas mais específicos, em vez de palavras-chave, para restringir a busca. Você pode filtrar a busca na página de resultados usando o painel de filtros à esquerda ou clicando no botão "Busca Avançada de Vagas", ao lado do botão "Achar Vagas". Com qualquer uma dessas funções, você pode filtrar os resultados por tipo de vaga (tempo integral, meio período, autônomo), salário, empresa, local e muito mais.

Crie Alertas de vagas para receber por e-mail as novas vagas que estiverem de acordo com seus critérios de busca. Você também pode gerenciar a frequência e os critérios dos seus alertas em sua conta Indeed.

4. Atualize e cadastre seu currículo

Quando chegar a hora de começar a se candidatar, a melhor opção é adaptar seu currículo a cada vaga. Essa é uma boa oportunidade de destacar suas competências que estiverem relacionadas aos requisitos de cada empresa. Lembre-se de analisar a descrição da vaga e usar as palavras-chave relevantes em seu currículo. Se a descrição indicar que o candidato deve ter no mínimo cinco anos de experiência em atendimento ao cliente, por exemplo, e você tiver esse tempo de experiência, coloque essa informação em um local de fácil leitura no currículo, como no resumo de qualificações, na parte superior da página.

Se estiver se candidatando a um cargo ou setor diferente, tente usar um modelo de currículo funcional ou com base em competências, que prioriza as competências relevantes em vez da experiência profissional na área relacionada. Após atualizar seu currículo, cadastre-o em sua conta Indeed para candidatar-se facilmente a vagas. Defina o currículo como "público" para permitir que as empresas entrem em contato com você quando vagas adequadas estiverem disponíveis.

Cadastre seu currículo no Indeed para que as empresas entrem em contato com você quando seu perfil for adequado para uma vaga disponível.

Candidate-se facilmente com um Currículo Indeed

Dicas para buscar emprego durante a COVID-19

Quando você começar a buscar, se candidatar e fazer entrevistas, lembre-se destas práticas recomendadas:

  • Mantenha um ritmo adequado. Buscar e se candidatar a vagas pode ser um compromisso de tempo integral. Por isso, mantenha o ritmo e reserve o tempo necessário para sua busca todos os dias. É importante estabelecer uma meta de número de inscrições por dia ou semana. Depois de atingir essa meta, você pode ganhar pequenas recompensas, como ler o capítulo do seu livro favorito, assistir a um episódio na televisão ou se exercitar.

  • Seja paciente. Você está tentando descobrir como tomar as melhores decisões para você e sua família nesta época, e as empresas também enfrentam esses desafios. Assim, talvez elas precisem de mais tempo para responder ou não respondam. Caso não receba respostas, continue se candidatando para novas vagas e mantenha contato sempre que possível.

  • Atualize suas ferramentas para busca de emprego. Durante a busca, confirme se seu currículo, carta de apresentação e perfis on-line estão atualizados. Adapte seu currículo e a carta de apresentação a cada vaga e avalie com frequência se você está se candidatando a vagas adequadas para as suas competências e nível de experiência.

  • Aproveite os recursos de trabalho durante a COVID-19. Muitas organizações, governos estaduais e ONGs estão desenvolvendo recursos gratuitos para pessoas cujo trabalho foi afetado pela COVID-19, como coaching de carreira virtual.

Leia mais: COVID-19 e seu emprego: dicas e ações que podem ajudar

Candidate-se facilmente com um Currículo Indeed

Artigos relacionados

Ver mais 
COVID-19 e seu emprego: dicas e ações que podem ajudar preview image

Aqui estão algumas etapas para considerar se você está procurando um emprego, precisa de um trabalho temporário ou foi solicitado a trabalhar em casa.