Entrevistando

15 dicas para uma boa entrevista de emprego

Entrevistas são a parte mais tradicional em processos seletivos de emprego e aquela que mais assusta os candidatos. A ansiedade antes de uma entrevista de emprego é natural, mas é possível superá-la com uma boa preparação. Por isso, listamos 15 dicas que vão deixar você mais confiante para sua próxima entrevista.

Antes da entrevista

Leia atentamente a descrição da vaga

O primeiro passo na preparação para uma entrevista é revisar com cuidado o anúncio da vaga desejada. Isso te ajudará a entender o tipo de profissional que a empresa busca e o quanto você se encaixa nesse perfil. Ao mesmo tempo, pela descrição da vaga, é possível presumir algumas perguntas que farão parte da entrevista, o que te dará a oportunidade de realizar uma preparação mais adequada. Em vez de perder tempo com aspectos pouco relevantes, procure ensaiar exemplos e argumentos que atendam melhor ao que o recrutador espera.

Pesquise sobre a empresa

Antes da entrevista, estude o que puder sobre a empresa. Informações como o tamanho, o número de funcionários, a estrutura e os produtos vendidos pela companhia poderão te ajudar a compreender qual é a função que você terá que desempenhar. Esses dados serão muito úteis para que você possa prever algumas perguntas e se preparar da forma adequada. Quanto mais informações você tiver, mais segurança terá na hora da entrevista.

Nas entrevistas, os recrutadores costumam perguntar aos candidatos se eles conhecem a empresa. Essa é uma forma de avaliar o conhecimento e o interesse deles pela vaga que está em aberto. Se sua pesquisa for eficiente, você poderá tirar de letra esse tipo de pergunta.

Pesquise sobre o cargo desejado

É importante saber detalhes sobre a vaga que você pretende ocupar. Pesquise as atividades que devem ser desempenhadas e quais são as cobranças mais comuns para a posição desejada. Assim você garantirá um bom desempenho na entrevista, além de antecipar sua preparação caso venha a assumir o cargo.

Entenda a cultura e os valores da empresa

É muito importante conhecer a cultura e os valores da empresa para a qual deseja trabalhar. Afinal, caso você passe na seleção de emprego e conquiste a vaga desejada, terá de se adaptar ao ambiente daquele local. Para avaliar esses aspectos, procure informações na página oficial da empresa e em suas mídias sociais. Além disso, você pode procurar por notícias sobre a empresa na mídia. Caso chegue à conclusão de que seu perfil é apropriado à cultura e aos valores da empresa, poderá aproveitar para explorar isso em sua entrevista.

Defina uma pretensão salarial

Muitas vagas não divulgam o valor do salário, que pode acabar sendo definido de acordo com o nível de formação e a experiência do candidato selecionado. Por isso, é importante pesquisar os valores praticados no mercado para o cargo ao qual a vaga se refere. Caso contrário, você pode criar expectativas muito altas e acabar se frustrando.

Além disso, muitas vezes o recrutador aproveita a entrevista para perguntar sobre a pretensão salarial do candidato. É importante saber bem quanto vale o seu trabalho, mas também manter uma margem para negociação, pois isso pode ser necessário. Defina uma faixa salarial e não desista facilmente dela. Afinal, o profissional que se desvaloriza pode acabar deixando uma má impressão.

Simule entrevistas em casa

O nervosismo e a ansiedade tendem a diminuir quando o candidato ensaia bem as suas respostas. Por isso a importância de praticar em casa, antes de uma entrevista. Peça a ajuda de um amigo e simule a entrevista com ele. Depois, pergunte a opinião dele sobre seu desempenho. Mesmo que não seja uma pessoa entendida da área, ele poderá notar aspectos interessantes no seu desempenho.

Outra opção é ensaiar sozinho as suas respostas. Você pode simplesmente falar de frente para um espelho, ou até mesmo gravar o que diz. Ouvindo sua própria voz, você poderá revisar pontos que apresentem falhas ou inconsistências. A prática terá um papel fundamental no seu desempenho, quando chegar a hora da entrevista de verdade.

Prepare-se para surpresas

Algumas vezes, o recrutador pode aproveitar a entrevista de emprego para aplicar testes de lógica, psicotécnicos ou examinar seu nível em uma língua, por exemplo. Só que nem sempre o candidato é avisado com antecedência sobre as maneiras como será avaliado. Por isso, prepare-se para todo tipo de situação.

Caso você conheça alguém que trabalhe na mesma empresa da sua entrevista, considere perguntar sobre a seleção. Talvez essa pessoa tenha passado pela mesma experiência antes e possa avisar sobre algum critério inesperado. De qualquer forma, o melhor é não correr riscos. Antes da entrevista, prepare-se para ser avaliado da forma mais exigente possível.

Evite faltas ou atrasos

Mantenha anotadas as informações sobre a entrevista: data, horário e local da entrevista, além dos dados de contato do recrutador, como e-mail e telefone. Marque o evento em sua agenda (física ou digital), defina alertas no seu celular e espalhe lembretes pela casa.

No dia da entrevista, saia de casa com uma boa antecedência. Afinal, chegar atrasado em uma entrevista de emprego não passará uma boa impressão. Por isso, lembre-se de planejar bem a logística para chegar ao local. Pesquise o tempo de deslocamento, considerando possíveis variações dependendo do horário e do dia. Se chegar antes da hora, aproveite o tempo para revisar algum material. Caso tenha um imprevisto, entre em contato com o recrutador o mais rápido possível.

Candidate-se facilmente com um Currículo Indeed

Durante a entrevista

Demonstre interesse pela vaga

Ao participar de um processo seletivo para uma vaga de emprego, o candidato sempre deve demonstrar interesse genuíno e específico pelo cargo em aberto. Afinal, essa é uma forma de passar segurança para o recrutador. Quando ele pergunta a um candidato sobre seu interesse em trabalhar na empresa e o motivo pelo qual está concorrendo àquela vaga específica, quer ter certeza de que não está perdendo tempo com um profissional que não parece disposto em realizar tal função. Portanto, esteja bem preparado para demonstrar vontade em ocupar o cargo para o qual está concorrendo. Isso pode ser um diferencial em sua entrevista.

Mostre sinceridade

Lembre-se: é importante passar confiança. Assim, demonstrar honestidade e transparência em uma entrevista de emprego é essencial para convencer os empregadores a acreditar e gostar de você. Procure sempre mostrar positividade com um sorriso no rosto e manter uma linguagem corporal amigável, pois isso pode te ajudar a manter a entrevista leve e construtiva.

Conte uma boa história

Entrevistas de emprego normalmente possuem muitas perguntas abertas. Uma delas, muito usada, é a famosa "conte mais sobre você". Para responder-lhe bem, use toda a habilidade de um bom contador de histórias: descreva sua formação, habilidades pessoais e experiências profissionais, priorizando aquilo que for mais relevante para a vaga. Dê bons exemplos, mas evite que eles sejam muitos longos. Use sua história para convencer o entrevistador de que você é a melhor escolha para a empresa.

Seja diplomático/a ao falar sobre seu emprego anterior

Adote um tom neutro e respeitoso ao responder perguntas relativas a uma experiência profissional desagradável. Evite fazer comentários negativos sobre ex-colegas de trabalho, antigos gestores e políticas de empresas por onde passou. Não se esqueça que as empresas querem contratar pessoas que sejam capazes de resolver problemas. Se você falar mal de suas experiências anteriores, deixará uma péssima impressão em suas entrevistas de emprego, o que poderá minar completamente suas chances de contratação.

Faça perguntas

Caso tenha ficado com dúvidas sobre a vaga, aproveite para perguntar a respeito no final da entrevista. Após entrevistas de emprego, muitos recrutadores costumam perguntar se o candidato tem alguma pergunta ou se ficou com alguma dúvida. Você também pode aproveitar esse momento para demonstrar conhecimento sobre a empresa, fazendo perguntas mais detalhadas sobre o local e o cargo em aberto.

Cuide da aparência

Em uma entrevista, a forma como você se veste, sua aparência pessoal e postura têm grande influência sobre a impressão que deixará em um recrutador. Por isso, vista-se com uma roupa adequada ao perfil da empresa. Apresente-se com cabelo, barba e unhas limpos e bem-cuidados. Por fim, mantenha uma postura elegante e respeitosa ao longo de toda a entrevista.

A linguagem corporal e o tom de voz são elementos importantes e costumam ser analisados pelo recrutador. Evite falar baixo, pois isso pode demonstrar insegurança. Responda às perguntas com uma voz confiante e firme. Sorria sempre que possível e mantenha sua postura ereta.

Tenha um currículo em mãos

Levar uma cópia impressa do seu currículo pode ser útil por dois motivos. Um deles é que o recrutador pode precisar de uma cópia no momento da entrevista. O outro é que você pode precisar de uma cópia.

Mesmo que o recrutador não peça nada, você poderá usar seu currículo como um guia durante a entrevista. Muitas vezes, o entrevistador pergunta sobre pontos específicos do currículo do candidato. Por isso, é bom poder consultá-lo caso não se lembre de alguma função ou habilidade, por exemplo. Não perca a oportunidade de demonstrar que você é uma pessoa organizada!