Entrevistando

Сomo responder à pergunta “Por que devemos te contratar?”

Se um empregador te chamar para uma entrevista, isso significa que há algo de destaque no seu currículo. Aquilo que você enviou de forma escrita interessou-lhe, e foi por isso que ele entrou em contato. Os entrevistadores querem ver se você consegue demonstrar aquilo que está no seu currículo e convencê-los de que você é a pessoa certa para aquela vaga. Mas você não é a única pessoa que foi chamada para uma entrevista. Há também outras pessoas que enviaram seus currículos e despertaram o interesse dos recrutadores.

Muitas vezes, é comum que recrutadores perguntem aos candidatos a questão “Por que devemos te contratar?”. Essa pergunta costuma ser encarada com receio por muitos profissionais, pois eles têm medo de respondê-la sem parecerem presunçosos. Ao mesmo tempo, saber vender sua imagem é algo muito importante. Neste artigo, abordaremos essa tão temida pergunta e te daremos algumas dicas e exemplos para se sair bem na entrevista.

A famosa pergunta “Por que devemos te contratar?”

Uma pergunta muito comum nas entrevistas é: “Por que devemos te contratar?”. Você precisa antes de mais nada criar sua “proposta única de venda” (USP, na sigla em inglês), um termo que as empresas usam para mostrar o destaque que elas têm em relação aos concorrentes. Em suma, é um diferencial de uma empresa em relação às outras do mesmo ramo. E você fará a mesma coisa ao vender sua imagem para o recrutador: mostrará que é um diferencial diante dos outros concorrentes.

A pergunta “por que devemos te contratar?” pode ser feita de várias maneiras diferentes:

  • Por que você é uma boa escolha para essa vaga?
  • Por que você é o melhor para essa função?
  • O que te faz único(a)?

Antes da entrevista, certifique-se de que você tem uma resposta pronta para a pergunta. Isso é algo decisivo. Não é raro que, ao participar da entrevista, a maioria dos candidatos não tenha uma resposta preparada. Às vezes, isso pode ser uma questão de excesso de confiança ou simplesmente falta de experiência. Se você se preparar e montar uma estratégia antes da entrevista, já terá uma resposta relacionada àquela vaga e que representará um destaque em relação a seus concorrentes.

A pergunta “Por que devemos te contratar?” não é algo negativo. Com ela, você tem a oportunidade de mostrar seu valor para a empresa. Ou seja, é esse o momento de expor suas habilidades e se destacar em relação aos outros candidatos. Antes de mais nada, entretanto, é necessário realizar uma pesquisa extensa sobre a empresa, seus valores, o departamento e a vaga. Anote algo que procuram e que, na sua opinião, a maioria dos candidatos não tem.

Você também pode juntar a isso outras habilidades que possui e que podem contribuir para a empresa, mesmo que não estejam intimamente ligadas com a vaga em si. É sabido que muito raramente há algum candidato que cumpre todos os requisitos. Por isso, é preciso olhar também os pontos que a empresa considera desejáveis e compará-los com os que você possui. Isso pode representar uma vantagem em relação aos outros candidatos.

Candidate-se facilmente com um Currículo Indeed

Dicas para responder à pergunta “Por que devemos te contratar?”

A seguir, apresentamos algumas dicas importantes para preparar sua resposta à pergunta “Por que devemos te contratar?”.

Pesquise sobre o trabalho e sobre a empresa

Faça uma pesquisa extensa sobre a empresa. Descubra quais são as metas, missões e desafios atuais que ela está enfrentando. Leia com atenção a oferta de emprego e reflita: quais são as principais qualificações e contribuições que a empresa está procurando? Em qual dessas áreas o seu perfil se destaca?

Destaque seus pontos fortes

Mais importante do que decorar um discurso é entendê-lo. Você deve se sentir confortável para destacar os pontos fortes que demonstram o motivo de você ser uma escolha excelente para a vaga. É importante trazer exemplos que justifiquem isso. Mantenha os destaques e exemplos curtos e concisos. Evite fugir do tópico central e seja claro ao se expressar. Se você conseguir se articular bem, o entrevistador terá uma boa impressão.

Não é necessário destacar todas as suas habilidades e experiências em seu currículo. Foque naquilo que representa um destaque em relação aos outros, algo que responda pontualmente e de forma clara à empresa por que você deveria ser contratado. Esse breve resumo deve durar em torno de um minuto, dependendo das experiências e habilidades que você possui.

Treine sua resposta

Assim que estiver contente com os tópicos e exemplos, pratique o máximo possível. Como dito anteriormente, não é necessário decorar sua fala. Isso pode acabar gerando mais ansiedade e contribuir com ainda mais pressão durante a entrevista. Uma ótima forma de treinar é falando em voz alta e até mesmo gravando aquilo que for falar. Assim, você ou alguma pessoa de sua confiança pode dar um parecer sobre o impacto e a transparência que você transmite ao se expressar.

Repita o processo até se sentir confortável ao falar sobre sua experiência para outra pessoa. A resposta ideal deve exibir de forma efetiva as suas qualificações individuais.

Demonstre entusiasmo

É essencial passar uma mensagem de confiança e entusiasmo ao responder. Experiência e qualificações são muito importantes, mas é a atitude certa que colocará você acima dos candidatos com qualificações parecidas com a sua.

Confiança é essencial, mas com moderação

Os empregadores procuram pessoas confiantes e francas, pois é esse o tipo de pessoa que pode trazer mudanças. É importante expor aquilo que te faz único, mas sem soar arrogante. Às vezes, pode pensar que está apenas sendo confiante, mas na verdade está passando uma impressão diferente. É indispensável saber se comunicar.

Quando não se tem experiência

Digamos que você não tenha habilidades ou qualificações específicas que te destaquem dos outros candidatos. Isso não significa necessariamente que a vaga não será sua. É aqui que se faz necessário concentrar-se em um fator decisivo para muitas empresas: sua paixão.

Para além das qualificações técnicas, as empresas procuram pessoas que amam o que fazem e estão prontas para aprender coisas novas. Diga aos entrevistadores as habilidades e qualificações que você tem para aquela vaga. Mencione também a sua paixão pelo trabalho e especialmente pela vaga.

Seja específico em seus comentários

A maioria dos candidatos fala apenas que é apaixonado pelo trabalho. Isso não basta. É preciso dar detalhes concretos dessa paixão e até mesmo contar como ela se desenvolveu. Aqui, exemplos são uma ferramenta essencial, e eles podem vir acompanhados de números.

Por exemplo: digamos que, ao trabalhar em uma empresa, você tenha aumentado a o número de seguidores das páginas da empresa nas redes sociais. Na entrevista, ao falar dessa experiência, diga o valor em números. Informe não apenas aumentou a audiência da empresa, mas que aumentou em 100 mil o número de seguidores das páginas., por exemplo. Isso garante credibilidade ao que está falando.

Exemplos de resposta à pergunta “Por que devemos te contratar?”

Agora, olharemos para alguns exemplos de como responder à pergunta “Por que devemos te contratar?”.

Assistente administrativo (sem experiência profissional)

“O motivo de eu ter me candidatado a esta vaga é que as qualificações necessárias são exatamente meus pontos fortes. Sou bom em gerir diferentes tarefas e muito atento a detalhes, além de organizar meu tempo de maneira muito eficiente. Sim, é verdade que várias pessoas têm essas qualidades, mas, na sua posição, eu me contrataria por conta da minha paixão por este ramo e por minha personalidade otimista. Minha educação, formação e pontos fortes demonstram que eu sou capaz de realizar esse trabalho. Gostaria de promover um impacto maior do que apenas fazer meu trabalho. Gostaria muito de contribuir para esta empresa.”

Gerente de projetos (com experiência)

“Quando li a oferta de emprego, notei que estavam procurando explicitamente por alguém com experiência na administração de projetos. Como consta no meu currículo, tenho mais de 10 anos de experiência como gerente de projetos. O meu diferencial em relação aos outros candidatos e que me torna uma contribuição valiosa à sua equipe é minha habilidade de combinar o gerenciamento de projetos com as relações pessoais.

Eu valorizo muito relacionamentos duradouros, e procuro sempre construir laços com todos: desenvolvedores, equipe de vendas e administradores sênior. Gosto de interagir com os clientes e sei que um cliente feliz é um cliente que voltará a utilizar nossos serviços. A minha paixão por este ramo e pelo trabalho me motivam a dar 100% de mim todos os dias.”

Diretor criativo (com experiência)

“O meu perfil e minha experiência estão ligados à tecnologia. Sei que minha habilidade de gerenciar conteúdos, atualizar sites e mídias sociais tornam-me capacitado para a vaga. Na minha última função, eu era responsável pela manutenção do site do nosso departamento. Isso demandava atualizações dos nossos produtos, serviços e dos nossos perfis nas redes sociais, além de postar informações sobre novos eventos.

Para mim, é um prazer trabalhar com isso. Também uso meu tempo livre para aprender novas linguagens de programação. Utilizo esses conhecimentos para atualizar nossa página, que é algo que considero muito valioso. Adoraria trazer minhas habilidades e minha paixão pelo aprendizado de novas tecnologias para contribuir a partir dessa vaga.”