Entrevistando

Como responder: “Por que você quer trabalhar nesta empresa?”

Entrevistas de emprego podem ter uma variedade de perguntas que não se resumem a apenas sim ou não. Bastante comum, a questão “Por que você quer trabalhar nessa empresa?” feita por recrutadores em entrevistas de emprego ainda costuma pega muitos candidatos de surpresa. Normalmente, a intenção do recrutador ao lhe perguntar isso é saber quais são suas motivações para participar daquela organização.

Essa pergunta também pode aparecer nas variações “Por que você quer esta vaga?”, “Por que está interessado em trabalhar conosco?”, ou “Por que quer fazer parte de nossa equipe?”. Apesar disso, a resposta a ela é muito abrangente e é crucial para avaliar diferentes aspectos no candidato à vaga de emprego.

Neste artigo listaremos alguns motivos pelo qual os recrutadores costumam perguntar isso. Além disso, também daremos algumas dicas para que você possa se preparar para responder essa pergunta com sucesso.

Por que recrutadores perguntam “Por que você quer trabalhar nessa empresa?”

Através dessa simples pergunta, o recrutador não visa apenas extrair informações importantes de sua resposta. Ele também buscará analisar seu comportamento enquanto você a responde. Veja a seguir quais itens o recrutador procura verificar.

  • Descobrir o quanto você conhece sobre a empresa. Ao chegar em uma entrevista, é esperado que você saiba ou pelo menos tenha tentado procurar informações sobre a empresa e a vaga para a qual você está se candidatando. Lembre-se que demonstrar falta de conhecimento sobre a empresa é visto como desinteresse. Ao fazer essa pergunta, o recrutador espera que você demonstre algum nível de conhecimento sobre a empresa a fim de avaliar seu grau de interesse no processo seletivo.
  • Verificar se seu perfil é compatível com o esperado. Ao fazer essa pergunta, o recrutador procura conferir quais são seus objetivos e valores. Além disso, ele também quer verificar se eles estão em alinhamento com os valores e objetivos da empresa.
  • Avaliar o quanto você pode somar. Esse é um motivo mais explícito para essa pergunta. Afinal, com sua resposta, o recrutador realmente quer entender e saber o quanto você pode agregar à vaga em questão e à empresa. São levadas em consideração as habilidades e experiências que você considera relevantes para fazer a diferença caso seja contratado.
Candidate-se facilmente com um Currículo Indeed

Como responder a essa pergunta?

Saber os principais motivos pelos quais os recrutadores perguntam por que você quer trabalhar na empresa em questão é importante. Com isso, vamos ao próximo passo, que é o de como se preparar e como responder a esse tipo de questionamento.

Estude a empresa

O primeiro e mais importante passo para responder a essa pergunta é, sem dúvidas, estudar informações da empresa para a qual você está se candidatando. Visite o site da companhia e procure a missão, visão e valores que ela possui. A maioria das empresas possui esses três itens divulgados em sua página da internet. É neles que os esforços e objetivos de uma organização se baseiam.

Também é importante avaliar se essas informações estão em conformidade com o que você acredita. Caso não estejam, talvez não seja uma boa ideia prosseguir no processo seletivo. Trabalhar em uma empresa cujos ideais você não compartilha dificilmente trará satisfação e é provável que tenderá a dificultar seu desempenho caso ainda assim seja contratado.

Prossiga sua pesquisa procurando por outras informações relevantes da empresa, como o setor em que ela atua, o que ela faz, as pessoas que fazem parte dela, entre outros. Também é válido perguntar para pessoas que você conhece e que tenham algum tipo de relação com esta empresa. Busque também por notícias sobre a empresa na mídia e nas publicações que ela faz nas redes sociais.

Se após essa pesquisa você passar a se identificar ainda mais com a empresa, suas chances de ser contratado aumentarão. Isso se dá pelo fato de que demonstrar grande interesse pela vaga e empresa em questão será observado como algo muito positivo. Além disso, ao se identificar com a empresa e seus valores, você naturalmente manifestará entusiasmo perante o recrutador e ele certamente notará isso. As empresas querem pessoas alinhadas com seus objetivos e que se sintam felizes por fazer parte dela.

Avalie a descrição da vaga

Após estudar a empresa na qual você fará uma entrevista, revise também a descrição do anúncio da vaga. Repasse todas as competências e características exigidas, desde habilidades técnicas até os aspectos comportamentais. Analise também as funções, atribuições e a área de atuação do cargo. É muito importante ter em mente as necessidades da empresa, pois o recrutador precisa selecionar uma pessoa que possa atender aos requisitos traçados.

Levante suas características, habilidades e experiências

Elenque suas competências e coloque-as em perspectiva em relação ao que está descrito no anúncio da vaga. Não há problema algum se você não atender a um ou mais requisitos, afinal, o recrutador analisou seu currículo e considerou você apto e interessante para o que é provavelmente a última etapa do processo seletivo da empresa. Além disso, tenha em mente que é difícil que um profissional seja 100% compatível com todos os requisitos.

Por isso, não tenha medo de dizer que você não tem alguma experiência ou característica importante que seja esperada, mas coloque-se à disposição para aprender e desenvolvê-la caso seja essencial.

Justifique por que você quer trabalhar na empresa

Enfim chegamos ao ponto mais esperado. Se você tiver seguido os 3 tópicos anteriores, criar sua resposta não será difícil, pois mais do que você imagina já foi feito.

Você pode iniciar sua resposta demonstrando sua compatibilidade com a empresa, demonstrando valores e objetivos em comum, justificando o quanto fazer parte desta empresa impactaria em sua carreira e que tipo de contribuição você poderia dar em contrapartida.

Com as suas habilidades, experiência e descrição da vaga em mente, trace um paralelo entre esses itens, reforçando as habilidades e experiências que melhor podem contribuir caso você venha a fazer parte da empresa. Tendo conhecimento sobre a empresa e suas necessidades, você pode ir mais além e dar exemplos sobre como você pode contribuir positivamente para ela e como poderia resolver problemas.

Finalize com uma pergunta

Uma forma muito boa de finalizar sua resposta é emendar uma pergunta logo no final de sua resposta. Isso fará o recrutador notar ainda mais seu interesse e empolgação com a vaga em questão, além de dar abertura para maiores questionamentos e esclarecimentos.

É importante que você seja coerente e sincero em sua resposta. Caso não esteja certo do que está dizendo, o recrutador perceberá e suas chances na entrevista poderão diminuir. Portanto, seja espontâneo e adote uma postura confiante perante o entrevistador.

Exemplos de resposta à pergunta “Por que quer trabalhar nessa empresa?”

Abaixo, damos alguns exemplos de respostas para profissionais de diferentes níveis hierárquicos.

Exemplo 1: Gerente de Marketing

“Ao identificar a abertura desta vaga em questão, não pensei duas vezes sobre me candidatar. Os projetos de sua empresa são mundialmente reconhecidos, assim como a qualidade dos profissionais que aqui trabalham. Venho de uma empresa menor, na qual, mesmo afetada pela crise, obtive desempenho notável com equipe e recursos reduzidos na campanha de mídias sociais que encerramos há pouco.

Creio que seja a hora de gerenciar projetos maiores e que minha capacidade de conduzir e obter resultados expressivos, mesmo com recursos escassos, me credenciam a conseguir melhorar o custo x benefício em projetos da minha área.

Se me permite perguntar, gostaria muito de saber quais tipos de desafios a equipe está enfrentando neste momento e que ações estão tomando para tal. Acredito que eu possa contribuir muito para os resultados se escolhido para a vaga.”

Exemplo 2: Analista de Administração de Empresas

“Quero trabalhar nesta empresa por diversos motivos. Prezo muito pela qualidade do ambiente de trabalho, e seria incrível poder trabalhar em uma empresa que está sempre figurando em rankings de melhores lugares para se trabalhar.

Minha experiência em mapeamento de processos pode contribuir bastante para o desenvolvimento do novo departamento que vocês estão desenvolvendo. Aliás, poderia me dar mais detalhes sobre as maiores dificuldades nesta implementação? Gostaria muito de entender melhor e poder contribuir caso venha a trabalhar com vocês.”

Exemplo 3: Estagiário de Engenharia

“Acho incríveis as obras que esta empresa faz em nossa cidade. Também conheço alguns profissionais que trabalham aqui e estudaram comigo na faculdade. Todos com quem conversei relatam que esta é uma empresa que oferece muita oportunidade de aprendizado e crescimento, que é exatamente o que estou buscando neste momento de minha carreira.

Como sou recém-formado, não possuo muita experiência além da faculdade e do estágio que fiz na área, mas sou um profissional extremamente dedicado e aplicado, que não poupará esforços para estar à altura dos projetos da empresa. Poderia me dar maiores informações sobre as demais habilidades requeridas para o estagiário ideal?”

Exemplo 4: Jovem Aprendiz

“Quero esta vaga porque o programa de jovens aprendizes de sua empresa é muito reconhecido. Identifiquei na página de vocês que houve uma quantidade considerável de aprendizes que foram efetivados e hoje trabalham em diferentes setores aqui. Como estou iniciando minha carreira, ter uma oportunidade nesta empresa seria incrível por causa da atenção que os aprendizes recebem.

Apesar de não ter experiência anterior, sou uma pessoa bastante esforçada e que não vai medir esforços para atender às necessidades do setor que precisar de mim. Estou muito disposto a aprender e poder ajudar no que for preciso.”