Pagamento e salário

Dicas importantes na hora de pedir um aumento de salário

Saber como pedir aumento salarial é um questionamento frequente entre os profissionais de qualquer área. Afinal, na maior da parte dos casos, os objetivos de um profissional quase sempre são alinhados com a parte financeira.

É bem provável que você já tenha passado por essa situação. Para muitos, encontrar a melhor forma de fazer isso pode ser um grande problema. Pedir um aumento para seu chefe é um direito de qualquer profissional, mas para ter sucesso nesse pedido é essencial saber quando e como fazer essa solicitação, assim como também saber como reagir aos diferentes tipos de resposta que você poderá receber.

Neste artigo, comentaremos sobre os motivos pelos quais você deve pedir um aumento salarial e sobre quando é o momento certo para fazer isso.

Como pedir aumento salarial

Todos sabemos que pedir um aumento salarial não é uma tarefa fácil. Afinal, além de demonstrar resultados, é preciso que o profissional se atente ao momento correto. Confira:

Saiba o momento certo

Tente entender como está a saúde financeira da empresa. Avalie se a companhia está ganhando ou perdendo clientes, se está contratando ou reduzindo o quadro de funcionários, etc. Se o momento não for adequado, provavelmente pedir um aumento pode não ser uma boa ideia. Entender a dinâmica do momento que sua empresa atravessa te ajudará a ter maior sensibilidade à questão de saber se realmente é o momento ideal para pedir um aumento ou não.

Pedir um aumento para seu chefe durante uma situação crítica para a empresa pode resultar em respostas negativas, mesmo que seu merecimento seja inquestionável até para seu chefe. Por isso, para evitar passar por uma frustração, é imprescindível que você analise com cuidado o momento de pedir o aumento salarial que tanto almeja.

Conheça o mercado

Além de avaliar a situação da empresa em que você trabalha, vale também verificar o mercado como um todo. Faça uma pesquisa acerca de outras empresas do mesmo setor, comparando seu salário com o dos profissionais da mesma área e nível hierárquico que o seu.

Caso você identifique que seu salário está abaixo da média dos demais profissionais, utilize isso como um motivo para pedir um aumento. Seu chefe provavelmente sabe disso e não deverá impor muitas restrições caso o momento da empresa seja propício e você mereça receber uma promoção.

Faça uma autoavaliação

Antes de considerar que está na hora de pedir um aumento, é muito importante que você faça uma autoanálise sobre sua produtividade no trabalho. Faça uma autoavaliação e verifique se há alguma diferença entre a sua visão de que está em dia com as suas obrigações e a forma como seu superior percebe isso.

Reflita sobre a qualidade de seu trabalho, confira como você tem lidado com prazos, problemas, novas tarefas e atribuições. Tente entender também se seu chefe e os demais profissionais estão sendo afetados positivamente pelo seu desempenho, além da empresa como um todo.

Outra reflexão importante que você pode fazer é pensar na falta que você faria caso subitamente não fizesse mais parte da empresa em que trabalha. Como sua ausência impactaria os projetos e o setor em que você trabalha? Quanto mais necessário você for, menor a chance de seu chefe arriscar te perder. Seu chefe sabe que negar um pedido de aumento pode frustrar um funcionário, que pode acabar buscando reconhecimento em outro lugar.

Não utilize esta reflexão como uma forma de argumentação, condicionar sua permanência na empresa a receber um aumento pode ser visto como algo não muito profissional. Além disso, tal conduta repercutir negativamente e afetar sua imagem na empresa.

Esteja preparado para mais responsabilidades

Salários e responsabilidades estão diretamente ligados, portanto é muito comum o aumento ser condicionado a novas tarefas e atribuições. Nesse sentido, saiba e espere que um eventual aumento deverá vir acompanhado de novas atribuições. Procure não enxergar isso como algo ruim, afinal, você terá novas oportunidades para demonstrar que pode e merece evoluir ainda mais na empresa.

Prepare-se para a conversa

Imaginar-se no lugar de seu chefe é um excelente exercício de empatia que você pode praticar. Leve em consideração os fatores mencionados anteriormente, como o momento da empresa, seu desempenho, sua importância para a empresa. Ao tentar se autoavaliar pela perspectiva dele, sua proposta poderá ser feita com menor risco de uma eventual rejeição. Atenha-se também à escolha do melhor período e lugar para conversar com ele.

Tentar propor um diálogo sobre o assunto sem a preparação adequada ou com tempo escasso pode não muito bem recebido pelo seu superior. Por isso, conduza a conversa com tom sutil e com clima leve, mas sem deixar de manter a objetividade e seriedade.

Candidate-se facilmente com um Currículo Indeed

Argumentos para usar ao pedir um aumento salarial

Abaixo, apontaremos alguns argumentos valiosos que você poderá utilizar ao seu favor em seu pedido de aumento de salário.

  • Demonstre desejo em permanecer na empresa. Enfatize sua vontade em permanecer contribuindo com a organização em prol dos objetivos e progresso mútuo. Reforce o quanto você aprecia seu cargo na empresa, o setor em que trabalha e os outros profissionais.
  • Mencione sua evolução profissional e de resultados. Trace um breve histórico relatando o quanto você evoluiu e melhorou sua contribuição com a empresa.
  • Relate seus feedbacks. Dê exemplo de feedbacks positivos que tenha recebido de outras lideranças, colegas e clientes. É uma forma importante de chamar atenção de seu chefe e mostrar que outros profissionais enxergam e apreciam seu desempenho.
  • Aponte seu impacto no dia a dia. Mostre a diferença que tem feito na área, seja demonstrando a fidelização de clientes, seja por meio do sucesso no cumprimento da rotina com excelência. Trabalhe com exemplos práticos, sempre enfatizando como você tem feito a diferença positivamente.
  • Explore o que mais você poderia fazer. Mencione o quanto você pode evoluir e entregar ao ter mais responsabilidades. Um aumento de salário está constantemente vinculado a novos desafios, então não deixe de enfatizar suas intenções de continuar se empenhando de maneira aplicada e de mencionar tudo aquilo que você pode melhorar no setor em que atua.
  • Reforce atribuições atuais. Caso você esteja sobrecarregado ou tenha assumido muitas responsabilidades nos últimos tempos, não deixe de mencionar isso também. Muitas vezes, nem mesmo você percebe o acúmulo de novas tarefas, já seu chefe, além de supervisionar toda a sua equipe também tem outras atribuições. Por isso, é sempre muito importante repassar como está sua carga de trabalho.
  • Saiba negociar. Muitas vezes a resposta para o seu pedido de aumento de salário poderá não se resumir a apenas um “sim” ou um “não”. Esteja preparado para as perguntas de seu chefe e procure chegar a um valor que atenda ao interesse de ambos caso sua proposta não seja correspondida no primeiro momento.
  • Aguarde o retorno. Não crie a expectativa de ter uma resposta positiva imediatamente, pois seu chefe certamente pedirá um tempo para analisar e apreciar seu pedido. É por isso que, em determinadas ocasiões, criar abertura para ter um retorno após a proposta é importante.

É fundamental ressaltar que não há um roteiro exato a ser seguido. Por isso, você pode preparar argumentos e justificativas como explicamos neste texto e então adaptá-los à sua realidade. Na melhor das hipóteses, sua proposta pode ser aceita e tudo sairá como o esperado. Nesse caso, nada mais justo do que demonstrar a cada segundo o forte empenho em se manter produtivo. Faça valer o reconhecimento que você recebeu. Afinal, você será cobrado por isso.

O que fazer quando receber um “não”?

Mesmo após apontar diversos motivos para que merecer um aumento e justificá-los com bons argumentos, é possível receber uma resposta negativa. Nesse caso, se seu chefe for uma pessoa aberta ao diálogo, não tenha vergonha de perguntar o motivo. Além disso, peça dicas para conseguir atingir o nível que ele espera que você alcance. Verifique também se há metas a serem batidas e quais desafios precisam ser encarados para ter sucesso na empresa. Dessa maneira, você terá mais chances de obter a tão sonhada promoção.

Fique de olho no mercado

Essa é uma dica importante principalmente se você acabou de receber um “não”. Caso você se sinta desvalorizado e sem perspectivas de evoluir em sua empresa, volte sua atenção ao que o mercado de trabalho tem a oferecer. Você pode se candidatar a oportunidades que ofereçam maiores salários e perspectivas que seu emprego atual.

Essa também pode ser uma forma de aumentar seu salário, afinal, caso você receba uma proposta de outra empresa, em algum momento terá que comunicar ao seu chefe. Ele certamente irá perguntar o motivo de sua saída. Esse será o momento em que você poderá negociar e discutir sua permanência na empresa. A partir disso, é possível que você consiga equiparar o salário ao da proposta que recebeu.

É importante reforçar que esse tipo de abordagem não deve ser utilizado para forçar seu chefe a te dar um aumento. Profissionais que agem dessa maneira demonstram instabilidade e dificilmente são vistos como funcionários que permanecem na empresa por muito tempo. Por isso, tomar tal atitude pode prejudicar sua visão na organização em que atua.