Pagamento e salário

Como definir uma pretensão salarial para um novo emprego

Ao se candidatar a um emprego, uma pergunta muito importante que será feita é "Qual é a sua pretensão salarial?", e quanto você está disposto a aceitar. Além disso, algumas empresas exigem que você acrescente uma pretensão salarial no currículo para ter a informação antecipada. Em alguns casos, podem perguntar durante uma ligação ou até mesmo durante a entrevista. Não importa qual for o caso, é sempre melhor se preparar com antecedência em vez de ter de pensar na hora.

Normalmente, para evitar ter que responder à pergunta pessoalmente, os candidatos inserem a pretensão salarial no currículo. Afinal, qualquer assunto relacionado a dinheiro costuma ser um grande tabu para a maioria das pessoas. Porém, quando você vai a uma entrevista de emprego sem informar qual sua pretensão salarial, saiba que essa pergunta pode ser feita.

Às vezes, quando um candidato tem que falar sobre o salário durante uma entrevista, se não tiver um valor como referência pode acabar pedindo demais. Esse tipo de atitude que pode fazer com que o empregador perca o interesse pelo profissional. Em contrapartida, se o candidato pedir muito pouco, pode parecer que ele desvaloriza as suas habilidades. Por isso, faça uma breve pesquisa sobre qual é o salário ideal para a posição que você almeja. Dessa forma, você poderá estipular uma quantia que considera justa para si mesmo e para a empresa.

Este artigo abordará itens que lhe ajudarão a entender a importância de fazer perguntas relacionadas à remuneração antes que o recrutador as façam. Além disso, você também saberá quando os empregadores tendem a comentar sobre sua pretensão salarial, qual a melhor maneira de levar esta discussão adiante e daremos algumas dicas de como responder à pretensão salarial para que você receba o valor que se adequa ao seu nível de especialização.

Por que os empregadores perguntam sobre sua pretensão salarial?

Como seu salário será pago pela empresa, é essencial que o recrutador queira saber previamente o valor que seus serviços custará. Além disso, é preciso avaliar se suas habilidades se encaixam na quantia que você informou. Normalmente, a pergunta sobre pretensão salarial surge na entrevista por três motivos:

  1. Entender o quanto você valoriza o seu trabalho. Um candidato que sabe o quanto suas habilidades e conhecimentos valem é visto como uma pessoa confiante. A fim de descobrir o valor de mercado mais adequado, olhe para suas realizações, experiências de carreira e nível geral de habilidades.
  2. Verificar se você atende aos critérios profissionais esperados. Suponha que você peça mais do que uma organização está oferecendo para um cargo específico. Você pode ser visto como muito sênior para essa função, o que nem sempre é uma coisa boa. A fim de evitar tais situações, é sempre melhor analisar a descrição do cargo para ver se eles mencionaram algum valor para que você possa definir um próximo.
  3. Confirmar se seu custo se encaixa no orçamento da empresa. A principal razão para perguntar a um candidato sobre o valor da compensação pretendida é determinar se essa pessoa pode ou não se encaixar no orçamento da empresa. Se você pedir um valor superior ao salário esperado, o gerente de contratação o verá automaticamente como um custo maior para a empresa.
Candidate-se facilmente com um Currículo Indeed

Como responder à pergunta sobre sua pretensão salarial

Os candidatos devem esperar perguntas relacionadas à pretensão salarial em qualquer momento do processo de contratação. Pode acontecer de você receber um e-mail sobre aquela vaga para a qual se candidatou, onde o recrutador queira saber qual é o salário que você almeja. Outra possibilidade é que, durante a entrevista, perguntem a você quais são suas expectativas salariais. Em outro momento, é bem possível que a informação sobre a pretensão salarial já esteja disponível na própria descrição da vaga. Qualquer que seja a situação, é imprescindível que você esteja preparado para lidar com essa situação.

Independente da maneira que essa questão surgir, é extremamente importante que você se prepare com antecedência. Faça uma pesquisa sobre os valores que são praticados no mercado e quais as tendências salariais da função para a qual quer se candidatar. Verifique quais são as estatísticas, pesquise em guias salariais ou acesse os sites de sindicatos e outras entidades da categoria. Além disso, converse com pessoas que atuam na mesma função que você deseja. Dessa forma, será mais fácil chegar a um valor justo para receber como salário.

Alguns profissionais preferem lidar com a questão salarial de maneira mais aberta, permitindo a negociação. Se esse for o seu caso, quando chegar a hora certa e o recrutador abordar o tema do salário, procure oferecer uma média em vez de um valor fixo. Responder dessa forma fará com que ele acredite que você não busca aquela vaga apenas pelo dinheiro, mas que está realmente interessado em fazer parte da empresa. Tomar tal atitude também demonstra que você é um profissional flexível, o que pode deixar o empregador interessado. Por exemplo, responda com "Considero qualquer valor entre X-Y adequado".

Uma maneira interessante de lidar com essa situação e levar a discussão adiante é invertendo a discussão. Nessa abordagem, assim que o recrutador perguntar sobre suas pretensões salariais, você pode perguntar-lhe quais são as pretensões que ele teria, com base em tudo o que foi apresentado. No entanto, lembre-se de não ser tão direto, pois isso pode passar uma impressão arrogante sobre você.

Caso você decida inverter os papeis, apresente sua pergunta de maneira positiva. Pergunte algo como "Eu gostaria de saber mais sobre o trabalho em si e quais seriam minhas obrigações. Mas antes de discutir fatos e números, se você não se importa, seria um problema se pudesse me dizer quais são os valores praticados com relação ao salário para essa função nessa empresa?". Estruturar sua discussão desta maneira levará seu empregador a ter a certeza de que você não procura apenas o salário, mas que quer participar daquela equipe e tem algo a acrescentar à organização.

Se o valor apresentado for aceitável e estiver perto do que você tinha em mente, continue com as negociações. Antes de fazer isso, comente sobre suas habilidades e qual seria o seu custo-benefício. Além disso, mostre que você tem algo a oferecer. Depois de chegar a um acordo acerca dos valores que serão praticados, expresse uma leve gratidão por meio de um agradecimento educado e demonstre algum entusiasmo.

Em alguns casos, pode ser que o recrutador peça para que você responda na hora se gostaria de aceitar a oferta. É nesse momento que você deve tomar sua decisão. Entretanto, caso ainda não se sinta confortável para dar uma resposta, negocie com o recrutador e peça alguns dias para pensar mais sobre a proposta.

Dicas para estabelecer a pretensão salarial

A seguir, mostramos algumas dicas para estabelecer qual é a pretensão salarial adequada para o cargo que você deseja ocupar.

  • Peça um valor um pouco acima da média. Depois de pesquisar os valores praticados no mercado, peça uma taxa ligeiramente superior. Alimente suas expectativas para que, quando as negociações começarem, você possa reduzir um pouco seu preço para mostrar que está disposto a cooperar e se comprometer, sem prejudicar seu valor.
  • Ter confiança é fundamental. Enquanto fornece um pedido de salário, é essencial demonstrar confiança sobre o preço que está pedindo. Caso contrário, o empregador irá determinar um preço para você. Isso irá tirar a oportunidade de apresentar o seu valor de uma forma mais eficaz perante o gerente de contratação. Se um empregador estiver tentando te contratar por uma quantia que você não está satisfeito, não subestime suas habilidades e realizações a fim de alcançar um pequeno salto em sua carreira.
  • Justifique sua pretensão salarial com argumentos sólidos. Ao revelar a quantidade esperada durante as negociações, não se limite ao valor. Procure justificar o motivo pelo qual você acredita que aquele valor é justo para o seu trabalho. Comece relacionando a quantia ao valor que você proporcionará à empresa, acrescente também suas habilidades e experiência profissional nesse ponto. Não só isso, fale também seu salário anterior para explicar melhor seu ponto de vista. Sua postura deve ser fixa, mas não de forma arrogante.

Atribuir um valor numérico ao trabalho que você está disposto a fazer é uma tarefa difícil, mas tem de ser feita. É melhor estar seguro do que depois se arrepender. Negociar reivindicações salariais pode ser uma situação delicada, mas se você tiver orientação adequada, informações relevantes e confiança em suas habilidades, isso pode ser tratado de uma maneira suave e positiva. É muito recomendável passar por inúmeras dicas e pesquisas sobre pretensão salarial para que cada pessoa esteja preparada.