Como manter um estado de espírito positivo durante a pandemia do coronavírus

28.4.2020

 
Com a pandemia de coronavírus (COVID-19) sendo o principal tópico das notícias, e com o aumento das preocupações em relação ao impacto econômico das quarentenas impostas pelos governos e das orientações do Ministério da Saúde, é natural que os empresários tenham dificuldade para manter um estado de espírito positivo. No entanto, manter uma atitude positiva ajuda a dar um apoio maior a seus funcionários e a tomar decisões racionais e proativas para lidar com as semanas e os meses de mudanças que teremos pela frente.

 

Fatos sobre o pensamento positivo

Como muitos de nós já sabemos, um estado de espírito positivo pode nos ajudar a manter o equilíbrio durante a tomada de grandes decisões que teremos pela frente.

 
Confira o que a ciência diz sobre o pensamento positivo:

 

  • Aumenta a resiliência: ao passar por emoções positivas durante períodos de estresse, você aumenta sua resiliência e tem uma recuperação cardiovascular mais rápida. Isso significa que sua pressão arterial se estabiliza mais rapidamente e sua frequência cardíaca diminui, fazendo com que seja mais fácil se manter calmo e positivo.
  • Aumenta a imunidade: pesquisas mostram que as pessoas que mantêm um estado de espírito positivo conseguem gerenciar melhor os sintomas de doenças.
  • Ajuda a pensar com mais clareza: uma atitude positiva ajuda na capacidade de resolver problemas, tomar decisões, usar o pensamento criativo e julgar de modo objetivo. Por exemplo, manter um estado de espírito positivo pode ajudar a identificar a melhor plataforma de tecnologia para sua equipe e a elaborar um plano para manter seus negócios em operação, independentemente do que está acontecendo no mundo ao seu redor.

 

Confira algumas estratégias que podem ajudar a manter o equilíbrio nas próximas semanas

Manter o foco nas coisas positivas ajuda a encarar sua situação de forma construtiva. Embora isso possa ser um desafio em meio à pandemia atual, há coisas que você pode fazer para se manter positivo:

 

1. Compreenda suas emoções

Permita-se compreender as emoções que esteja sentindo, pois reconhecer sinais de estresse ou ansiedade pode realmente ajudar você a controlar esses sentimentos. Essa etapa também pode permitir que você gerencie de forma mais construtiva emoções negativas e mude sua perspectiva. Tente reservar um momento pela manhã ou à noite para usar um aplicativo de meditação como o Headspace. Assim, você terá um momento de total silêncio e concentração em si mesmo. Negar ou ignorar suas emoções só faz com que elas voltem mais tarde. Talvez você possa até investir em uma opção de assinatura para todos os seus funcionários.

 

2. Priorize os fatos

Para manter seu equilíbrio, é importante ter uma perspectiva racional da COVID-19. Pergunte a si mesmo em que grau isso está interferindo na sua vida e nos seus negócios, de que forma você pode se precaver e como gerenciar emoções negativas que possa estar sentindo. Reserve um momento para fazer uma lista do que você pode controlar (como o que você come no café da manhã, o horário do despertador pela manhã etc.) e o que você não pode (como as medidas do governo, as escolhas pessoais dos membros da família etc.). Acesse sites como o do Ministério da Saúde, nos quais você pode obter informações confiáveis, em vez de mídias sociais ou fontes não verificadas. Ao priorizar fatos, você ficará bem informado e não levará em consideração informações inúteis quando tomar decisões.

 

3. Inicie uma prática semanal de agradecimento

Agradecer muda você e o seu cérebro. Evidências recentes sugerem que ações simples como escrever uma carta por semana com aquilo pelo que você é grato em sua vida pode ter efeitos permanentes e positivos em seu cérebro. Reserve cinco minutos para escrever no telefone cinco coisas pelas quais você é grato antes de começar o dia. Nessa lista, podem estar seu foco na saúde de sua família, amigos e funcionários, você se sentir grato por sua equipe poder trabalhar remotamente ou pela assistência que o governo fornecerá aos pequenos empresários caso seja preciso. Essa prática pode realmente trazer benefícios à sua saúde, pois reduzir a preocupação com coisas sobre as quais você não tem controle leva à calma. Isso pode diminuir a ansiedade e melhorar o sistema imunológico.

 
Para ajudar sua equipe a manter um estado de espírito positivo, uma opção é implementar uma prática de agradecimento no dia a dia deles também. Você pode pedir a todos que compartilhem pelo que são gratos usando a ferramenta de comunicação on-line da sua empresa ou antes das reuniões por videochamada.

 

4. Programe videochamadas regulares (e que não sejam apenas sobre trabalho)

É importante lembrar que ninguém está passando por isso sozinho: todos estão lidando com essa pandemia de forma local, nacional e global. Procure o apoio das pessoas ao seu redor e mantenha uma relação positiva com elas e seus funcionários.

 
Lembre-se de que, mesmo que você esteja isolado fisicamente, ainda é possível se conectar social e emocionalmente. É fundamental implementar bate-papos ou chamadas por vídeo semanais obrigatórias com seus funcionários. Comece suas ligações com um acompanhamento emocional, dando uns dois minutos para que cada funcionário fale sobre sua situação emocional não relacionada ao trabalho. Incentive os funcionários a dar sugestões e dê espaço para oportunidades naturais de ajuda mútua criando um canal dedicado às necessidades da COVID-19 em sua ferramenta de comunicação on-line. Ao evitar o isolamento social, você faz com que seja mais fácil para seus funcionários manter seus planos.

 

5. Estabeleça uma rotina diária normal

Faça a sua vida parecer o mais normal possível, mantendo o máximo da sua rotina habitual. Isso significa acordar no horário normal e seguir sua rotina matinal diária. Se você costuma ir à academia logo de manhã, tente caminhar ou se exercitar na sua própria sala de estar. Use as roupas que usaria normalmente e comece o dia de trabalho no mesmo horário. Continue tendo um propósito, aproveite seu tempo livre e mantenha o máximo possível a sensação de normalidade. Esses hábitos ajudam a recuperar o senso de controle e uma visão positiva de sua vida pessoal e profissional.

 

6. Melhore sua saúde física

Mantenha uma rotina de exercícios consistente e saia diariamente para tomar ar fresco. Com mais tempo em casa, faça refeições saudáveis e siga uma dieta balanceada. Por fim, priorize o sono e durma as sete a nove horas recomendadas por noite. Muitos criadores de conteúdo no YouTube estão oferecendo aulas de treinamento gratuitas que exigem pouco ou nenhum equipamento.

 

7. Concentre-se nas suas realizações e nas de seus funcionários

Um sentimento de realização pode ajudar a melhorar seu estado geral de espírito e a lembrar que você tem controle sobre o que está acontecendo na sua vida e nos seus negócios. Isso leva a uma visão mais positiva.

 
Pergunte-se: há algum funcionário se destacando em relação a todos os outros neste momento difícil? Programe um horário para falar com eles e pergunte como alcançaram os próprios objetivos. Como eles fazem para se manter positivos e trabalhar com afinco? Compartilhe essas ideias com sua equipe.

 
Incentive sua equipe a se ajudar mutuamente. Caso análises de desempenho façam parte da cultura da sua equipe, é uma boa ideia suspendê-las neste trimestre (o Facebook anunciou recentemente algo semelhante. O artigo foi escrito em inglês). Em vez disso, incentive os funcionários a usar esse tempo para elogiar uns aos outros.
 

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