Práticas recomendadas para entrevistas virtuais

28.4.2020

 
Uma entrevista presencial é geralmente a etapa final do processo de contratação, mas a COVID-19 fez com que as pessoas evitassem reuniões presenciais que não fossem absolutamente necessárias. Não há motivos para colocar em risco funcionários e candidatos, que podem contrair a doença, conduzindo entrevistas presenciais. Sendo assim, muitos empregadores estão optando pelas entrevistas virtuais para concluir o processo de contratação. Conduzir entrevistas on-line garante que seu cuidado em recrutar novos funcionários não seja afetado pela pandemia do coronavírus.

 
Navegação rápida
 

 

Por que você deve considerar as entrevistas virtuais?

A realização de entrevistas virtuais segue as políticas de distanciamento social, recomendadas para evitar a disseminação da COVID-19. De acordo com a Fiocruz, manter pelo menos um metro de distância de outras pessoas pode reduzir sua chance de contrair o vírus e disseminá-lo. O objetivo da limitação do contato presencial é “achatar a curva” ou diminuir o índice de infecções para que as instituições de saúde consigam atender adequadamente quem está doente. Ao conduzir entrevistas virtuais, você colabora para a redução da disseminação da COVID-19 e mantém você, seus funcionários e os candidatos seguros.

 
Outro motivo para considerar as entrevistas virtuais é garantir que você conheça todos os candidatos, especialmente aqueles com excelentes qualificações. Algumas pessoas podem achar desconfortável comparecer a uma entrevista presencial e, por isso, cancelam ou adiam a entrevista. Isso pode fazer com que você perca o candidato ideal.

 

Benefícios da realização de entrevistas virtuais em comparação às entrevistas presenciais

 
O principal benefício de uma entrevista presencial neste período é evitar a disseminação da COVID-19 e manter você, seus funcionários e possíveis candidatos seguros. No entanto, as entrevistas virtuais trazem outros benefícios. Elas são um método de entrevista conveniente porque exigem bem menos preparação por parte do entrevistado e do entrevistador. As entrevistas virtuais podem deixar os candidatos mais confortáveis, levando-os a dar respostas mais naturais. Além disso, elas permitem maior flexibilidade de horários. Por exemplo, se um candidato trabalha atualmente em horário integral, é possível que ele não consiga ir até a sua empresa no horário comercial. Com entrevistas on-line, você pode falar com candidatos do mundo inteiro. Isso é especialmente importante caso você queira contratar candidatos para funções remotas ou para uma função que será realizada em outro escritório.

 

Como se preparar para uma entrevista virtual

Veja as etapas que você pode seguir para se preparar adequadamente para uma entrevista virtual:

 

1. Dê ao entrevistado tempo para se preparar

É importante dar aos candidatos tempo para se preparar para a entrevista virtual. Não agende a reunião para o mesmo dia. Dar aos candidatos a oportunidade de se preparar garante que eles estejam confiantes e dispostos na entrevista. Isso também mostra que você segue a etiqueta profissional e que é cuidadoso com o processo de entrevista.

 

2. Desenvolva um sistema de classificação padronizado

Assim como para as entrevistas presenciais, desenvolva um sistema padronizado para classificar as qualificações de cada candidato para a vaga. Use esse sistema de classificação para monitorar o desempenho de cada candidato no processo de entrevista virtual. Assim que você concluir todas as entrevistas virtuais, use o sistema de classificação para escolher os candidatos mais promissores.

 

3. Escolha um local silencioso e sem distrações para realizar as entrevistas

Realize as entrevistas virtuais em locais silenciosos e sem distrações para dar total atenção ao entrevistado. Se você precisar conduzir as entrevistas em sua casa, escolha um cômodo silencioso, avise aos outros moradores da casa que você vai entrevistar alguém e peça que façam o mínimo de barulho possível. Seu espaço deve ter um plano de fundo neutro, para que o candidato não se distraia com o ambiente. Tente manter o ambiente o mais profissional possível, para simular o cenário de uma entrevista presencial.

 

4. Prepare-se para a entrevista elaborando perguntas

Prepare as perguntas que você precisa fazer durante a entrevista virtual. Analise as informações do candidato, incluindo o currículo, a carta de apresentação e documentos adicionais que ele tenha fornecido. Use essas informações para elaborar perguntas relacionadas à experiência e às qualificações específicas do candidato. Elabore uma lista com várias perguntas referentes à vaga que você faz a todos os candidatos como parte do seu sistema de classificação padronizado.

 

5. Teste sua conexão

Uma grande diferença entre as entrevistas presenciais e as virtuais é que as virtuais dependem da sua conexão com a internet e da conexão do candidato. Com uma boa conexão, você não perderá partes da entrevista e seu vídeo estará nítido. Teste sua conexão várias vezes antes da entrevista e verifique se o microfone e a webcam estão funcionando. Você também pode fazer uma entrevista teste com um colega para garantir que tudo esteja OK.

 

6. Envie ao candidato um convite para a entrevista virtual por e-mail

Envie a cada candidato um convite para a entrevista virtual a fim de manter sua organização. O convite deverá incluir o dia e o horário em que a entrevista será realizada e todas as informações necessárias para acessar o software que você usará para a entrevista. Deixe claro como é formato de entrevista virtual por vídeo, para que os candidatos saibam o que você espera deles. Por exemplo, caso seja necessário que o candidato tenha um código para acessar a entrevista, coloque essa informação em um local de destaque no e-mail. Inclua quanto tempo você estima que a entrevista vai durar e adicione documentos ou informações extras que você deseja que o candidato tenha em mãos na entrevista.

 

Como conduzir uma entrevista virtual

Veja as etapas para realizar uma entrevista virtual com um candidato:

 

1. Vista-se de maneira profissional

Mesmo que você esteja realizando uma entrevista em sua casa ou em outro local remoto, é importante vestir-se adequadamente para criar uma atmosfera profissional. Isso demonstra sua competência e que você leva o processo de entrevista a sério, mesmo quando ele é feito remotamente. Assim, você poderá ajudar o candidato a se sentir mais confiante em relação à sua empresa.

 

2. Conduza a entrevista virtual como se fosse uma entrevista presencial

As entrevistas remotas podem parecer mais casuais do que as presenciais, mas é importante que você lide com as entrevistas virtuais da mesma maneira como lidaria com as que conduz no escritório. Use linguagem profissional, inclusive a linguagem corporal, e mantenha o foco. Desligue o telefone e as notificações do computador para evitar distrações. Dê total atenção ao candidato e faça contato visual olhando para a câmera do computador, em vez de olhar para a tela.

 

3. Faça as perguntas que preparou

Use a lista de perguntas que você preparou para não se perder. Para cada pergunta, faça uma anotação sobre a resposta do candidato a fim de analisá-las posteriormente.

 

4. Dê ao entrevistado tempo para responder

É possível que ocorra um atraso em entrevistas por computador ou telefone. Para que esse atraso não prejudique a entrevista, dê ao candidato bastante tempo para responder. Se a conexão do candidato falhar durante a resposta, peça para que a repita, a fim de garantir que você escutou tudo que ele tem a dizer.

 

5. Fale sobre a cultura e os valores da sua empresa

Nas entrevistas virtuais, pode ser difícil para os candidatos entender bem como é a cultura e o ambiente corporativo da sua empresa. Informe a cada candidato como é a cultura e quais valores sua empresa segue. Você também pode descrever o ambiente do local de trabalho para que o entrevistado saiba o que esperar caso seja contratado.

 

6. Forneça informações sobre as próximas etapas

No final de cada entrevista virtual, informe o entrevistado sobre o que virá a seguir. Diga quando pretende escolher um candidato para a vaga, como você informará aos candidatos se eles conseguiram ou não o emprego e se você precisa de mais algumas informações do candidato. Você também deve informar aos candidatos como sua empresa planeja lidar com a situação do coronavírus daqui para frente e o que eles podem esperar durante o processo de contratação.

 

*O Indeed fornece essas informações como uma cortesia aos usuários deste site. Lembre-se de que o Indeed não é seu consultor jurídico nem de recrutamento e, por isso, não se responsabiliza pelo conteúdo das descrições das vagas que você anunciar. O uso das informações fornecidas aqui não garante que sua vaga terá um bom desempenho.